Total Pageviews

Friday, November 13, 2020

Não é correto aplicar a violência estatal para promulgar princípios religiosos

 Quando se solicita a um seguidor da bíblia que se cumpra pela lei estatal alguma regulamentação não violenta que está de acordo com a bíblia dificilmente pode-se esperar uma reação adversa.

Todas as Constituições do mundo praticamente estão cheias dessas regulamentações que não envolvem violência a ninguém e se baseiam nos usos e costumes religiosos de cada povo.
Eu amo a bíblia e defendo todos os usos e costumes bíblicos.
Porém existem aqueles que não se familiarizam com a bíblia e aqueles que a rejeitam.
A própria bíblia ensina que a vontade de Deus deve ser realizada por persuasão pacífica:
"Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos." Zacarias 4:6.
Esse texto pertence ao antigo testamento mas é perfeitamente condizente com o comportamento de Jesus e de seus apóstolos diante das pessoas.
Esse é o motivo pelo qual sou libertário e não conservador.
Pra quem crê, como o conservador e como o libertário crente como eu; é maravilhoso imaginar uma sociedade que pratique 100% e com toda devoção os princípios bíblicos, só que isso tem que ser voluntário, quando se usa a violência estatal para impor princípios bíblicos ou religiosos em geral ferimos a consciência alheia e damos prova de que não acreditamos de verdade no potencial da pregação pacífica e persuasiva.
Aqueles que não estão familiarizados com esses princípios passam por dificuldades em obedecer leis estatais que não compreendem.
Essa situação promove um contexto muito mais propício à desordem e a insatisfação.
O princípio libertário básico que defende um mundo onde a lei baseia-se unicamente na defesa do indivíduo e de suas propriedades contra agressores é uma forma simples, justa, uniforme, universal, pacificadora e de muito fácil aplicação para resolver esses problemas.
Exercer a liberdade significa tolerar o diferente, desde que o diferente não intente em agredir a nós e/ou nossas propriedades.
Esse princípio por si só aplicado a toda humanidade é o sonho libertário.

Wednesday, March 25, 2020

Verdade e mentira, nada mais do que o óbvio

Falar a verdade significa um esforço constante de compreensão e expressão coerentes e corretos. A pessoa que procura falar a verdade contribui para o aprimoramento da humanidade, pois o avanço verdadeiro advém da correta compreensão e aplicação de princípios, práticas e teses verdadeiros.

Falar mentiras pode até produzir algum tipo de ganho imediato mas de forma alguma contribui para o avanço da humanidade. Nada de bom pode ser sustentado com mentiras. No longo prazo todos perdemos com a mentira.

Monday, March 23, 2020

Vivemos Tempos de Oportunidades Muito Promissoras

Três coisas estão completamente ligadas entre si: A revelação de Deus ao indivíduo, a santificação do indivíduo e o vigor espiritual.

A medida que Deus se revela ao indivíduo seu vigor espiritual aumenta, sua capacidade de expressar em verdade e sinceridade as virtudes espirituais - Amor, paz, bondade, felicidade...

Deus se revela ao indivíduo através da busca constante pela santificação que é obtida através da obediência aos mandamentos de Deus.

É muito comum encontrar no Cristianismo pessoas elevadas espiritualmente. Geralmente são verdadeiros anciãos, pessoas idosas que passaram décadas de sua vida buscando a santificação.

Cada mandamento divino tem o poder de desenvolver determinada área da espiritualidade individual. Cada indivíduo tem sua cota de mandamentos a cumprir e ainda existem mandamentos que podem ser guardados pelos cristãos do mundo inteiro para a bênção dos mesmos.

Imagine esses anciãos do Cristianismo que desenvolveram sua espiritualidade apenas com alguns poucos mandamentos básicos durante décadas, imagine se eles tivessem a oportunidade de passar todas essas décadas de piedade e obediência guardando todos os outros mandamentos disponíveis. Certamente o mundo estaria mais abençoado e a produção espiritual de virtudes, trabalhos e exemplos bons estaria potencializada.

É essa a oportunidade que os jovens de hoje poderão experimentar caso optem por uma vida de piedade e obediência a todos os mandamentos quantos for possível a cada um guardar.

Isso vai desencadear no Universo poderes e bênçãos que ainda não conhecemos mas que virão até nós como toda promessa divina sobrevêm aos obedientes.


Friday, February 28, 2020

A Lei de Deus é a Base Fundamental e Imutável do Discernimento Espiritual

As coisas espirituais são naturalmente aprendidas e praticadas pela obediência aos mandamentos. Quem pratica os mandamentos entra naturalmente em um comportamento cheio de discernimento espiritual. As Escrituras ensinam que é muito mais fácil praticar o discernimento espiritual do que compreende-lo e explicá-lo racionalmente. Quanto mais obediência a Lei for praticada mais discernimento e felicidade real se obterá. Quanto menos prática da Lei divina menos discernimento e felicidade haverá no indivíduo e no mundo.

O surgimento do protestantismo representa um grande mergulho nas Escrituras e um aumento real do comportamento humano em harmonia e obediência aos mandamentos sagrados. A esperança agora é ver o fruto do total aprofundamento na Lei Divina em consonância com a confiança em Jesus ressuscitado pelo judaísmo messiânico e similares, e acompanhar seus desdobramentos positivos nos indivíduos e no mundo inteiro.