No livro de Atos dos Apóstolos capítulo 21, nos versículos de 15 a 26 fica absolutamente claro que a Lei de Moisés continuava a ser seguida pelos apóstolos e demais discípulos de Jesus. Este texto é a prova cabal de que todas as passagens bíblicas das epístolas paulinas que negam e ou denigrem a Lei são apenas resultados de mais de dois milênios de antisemitismo (Negação de que o povo judeu seja perpétuamente o povo eleito, substituído pela igreja) e de antinomismo (Negação de que a Lei de Moisés seja de fato perpétua, boa e aplicável nos dias de hoje) gerando interpretações e traduções equivocadas das Escrituras.
O texto mostra que os apóstolos estavam preocupados com as críticas judaicas de que o apóstolo Paulo estaria ensinando pelo mundo que a Lei de Moisés não seia mais necessária. Logo, assim que Paulo chega a Jerusalém os apóstolos o aconselham a tomar quatro homens que tinham um voto a ser pago no Templo, segundo a Lei; e Paulo justamente faz tudo de acordo com a Lei de Moisés com o objetivo claro de mostrar a todos que permanecia guardando a Lei.
Segue o texto bíblico aqui:
16Alguns dos discípulos de Cesareia nos acompanharam e nos levaram à casa de Mnasom, onde devíamos ficar. Ele era natural de Chipre e um dos primeiros discípulos.
18No dia seguinte Paulo foi conosco encontrar-se com Tiago, e todos os presbíteros estavam presentes.
19Paulo os saudou e relatou minuciosamente o que Deus havia feito entre os gentios por meio do seu ministério.
20Ouvindo isso, eles louvaram a Deus e disseram a Paulo: "Veja, irmão, quantos milhares de judeus creram, e todos eles são zelosos da lei.
21Eles foram informados de que você ensina todos os judeus que vivem entre os gentios a se afastarem de Moisés, dizendo-lhes que não circuncidem seus filhos nem vivam de acordo com os nossos costumes.
24Participe com esses homens dos rituais de purificação e pague as despesas deles, para que rapem a cabeça. Assim, todos saberão que não é verdade o que falam de você, mas que você continua vivendo em obediência à lei.
25Quanto aos gentios convertidos, já lhes escrevemos a nossa decisão de que eles devem abster-se de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual".
26No dia seguinte Paulo tomou aqueles homens e purificou-se com eles. Depois foi ao templo para declarar o prazo do cumprimento dos dias da purificação e da oferta que seria feita individualmente em favor deles.
No comments:
Post a Comment