A pessoa que nasceu de novo, segundo a pregação de Jesus, é alguém que possui algo novo iniciado em seu interior. Uma transformação interna no caráter.
Essa transformação não pode ser compreendida intelectualmente, pois como está escrito: "As coisas espirituais se discernem espiritualmente".
O que se pode fazer é recorrer à experiência, e é isso o que farei neste texto.
A primeira coisa que acontece com o "recém nascido" é que as coisas puras que antes lhe pareciam chatas, agora são cheias de valor e de sentido, como por exemplo os serviços religiosos e as pregações dos líderes espirituais.
Outra coisa que acontece é que nossa alegria muda completamente de lugar. Não sentimos mais alegria na maldade, ou na perversidade, ou na malícia, ou na malandragem etc. Nossa alegria se torna algo completamente conectado à nossa pratica religiosa diária, e no esforço por caminhar de acordo com os mandamentos de Deus.
A pessoa que nasceu de novo facilmente identifica outra em mesmo estado, pois têm alegria nas coisas santas e compartilham essa alegria que cada vez mais une e solidifica a amizade e a fraternidade entre os homens. Essas pessoas estão cheias do Espírito Santo em vários graus diferentes. Quanto mais cheia do Espírito, mais ela se apresenta amorosa, bondosa, feliz com a felicidade do seu semelhante, pura no falar e no proceder.
As pessoas, mesmo dentro da igreja, que ainda não nasceram de novo, são pessoas que por algum empecilho carnal ainda não possuem novos corações cheios de amor e graça. São pessoas que preferem ter uma aparência de durões e perigosos ou algo parecido. Não gostam de parecer boas e preferem ser vistas como pessoas com quem não se pode mexer ou lidar facilmente, existe nelas uma atuação muito forte do orgulho, ao passo que nos outros que já passaram pela experiência do novo
nascimento são humildes e bondosas, ninguém se constrange em sua presença, sempre amáveis e dignos.
No comments:
Post a Comment