Friday, February 3, 2017

É Necessário Uma Mente Judaica Para Compreender Um Livro Judaico, a Bíblia

É praticamente impossível ao cristão compreender que a Lei de Moisés não foi de modo algum abolida caso não se faça uma aproximação ao pensamento interpretativo judaico.

A bíblia não deve ser interpretada de fora para dentro, como é o caso da interpretação cristã; deve ser interpretada de dentro para fora, partindo dos conceitos judaicos que dizem respeito à autoria e contexto em que foi escrita e vivida.

Dadas as diferenças culturais é muito mais fácil interpretar o que alguém diz quando se possui familiaridade com seu contexto cultural. Logo é muito mais fácil para um judeu compreender com exatidão o que o judeu apóstolo Paulo ou qualquer outro autor bíblico tenha escrito.

Para a igreja cristã não-judaica ficam ocultos muitos significados importantes da Escritura pelo simples fato de não possuir a mesma cultura e o mesmo background dos escritores da Bíblia.

Torna-se então importante recorrer aos ensinos dos modernos judeus messiânicos, judeus que interpretam a Bíblia como ela é: Um conjunto de livros judaicos.

Por milênios a igreja não pode ter a seu lado judeus genuínos esclarecendo questões das Escrituras. Mas, graças ao Senhor, hoje isso é possível.

A igreja está aprendendo verdades sólidas sobre Deus e sobre a Palavra Dele por meio do Judaísmo Messiânico que está contribuindo maravilhosamente para o amadurecimento e aperfeiçoamento da igreja.

Vale muito a pena conhecer mais do Judaísmo Messiânico, estudar com eles e aprender com eles, pois estão restaurando o ensino apostólico bíblico em todo mundo.

Quanto mais a igreja se aproxima do modelo bíblico de Atos dos Apóstolos mais ela se torna uma igreja judaica, pois a igreja da bíblia era 100% judaica. Ainda que tivesse a adesão de gentios, a fé desses gentios não era considerada uma fé gentílica ou cristã. Os gentios eram aceitos dentro da estrutura do judaísmo e assim permaneciam tendo uma fé judaica mesmo sem serem judeus.

A igreja está caminhando em direção ao judaísmo. Tudo começou com a reforma protestante que representou um mergulho na vida bíblica, mas que permaneceu por séculos atrofiado em suas interpretações por não possuir a mente judaica que a bíblia exige para ser corretamente entendida.

A grande diferença é que agora a igreja conta com judeus de Jesus, crentes e zelosos pela igreja para o auxílio que necessitamos para crescermos na fé.

No comments:

Post a Comment