Se você é um ser humano e deseja se relacionar com seu semelhante, você precisa estar aberto a uma realidade: É preciso perdoar e é preciso ser perdoado.
É preciso perdoar para que possa continuar havendo uma relação, um relacionamento, essa é uma questão que certamente você já percebeu. Mas também é preciso ser perdoado para que esse relacionamento perdure. Não se engane, não tente encobrir, se seu semelhante não puder, ou não souber te perdoar, seu relacionamento com ele certamente não vai durar.
Não estou falando de cometer grandes erros e ver-se na obrigação de humilhar-se e pedir perdão. Estou falando dos pequenos detalhes em que desagradamos ou discordamos de nossos semelhantes. É preciso perdoar as diferenças. Ter constantemente a certeza de que o nosso próximo saiba que tem nosso perdão, pois se alguém que se relaciona com você não consegue se sentir perdoado por você, então lá se vai outro relacionamento. É preciso perdoar, mas mais que isso, é preciso estabelecer uma relação onde um tem plena confiança de que tem o perdão do outro sempre que, em virtude de suas imperfeições, desapontar ou desagradar. Sem isso as relações tornam-se amarguradas e infelizes, doentes. Tendo isso as relações são mais felizes e produtivas.
O perdão é essencial para a
ReplyDeletenossa vida em sociedade, porém se não abandonarmos a culpa que o erro gerou de nada nos adiantará pedir perdão.