Realmente eu já rodei um bocado dentro do Cristianismo brasileiro. Comecei no catolicismo mudei para uma igreja pentecostal e agora pertenço a uma igreja protestante tradicional, mas tenho muito interesse pelo judaísmo messiânico também.
Católico eu fui porque nasci assim. Quando me apresentaram a bíblia eu compreendi que toda aquela veneração à santos era ofensivo demais para a fé bíblica, e era essa que eu buscaria desde então.
Pentecostal foi o início da minha caminhada protestante. Mas decidi por uma igreja mais calma e tranquila pois os pentecostais dão muita ênfase aos "dons espirituais sobrenaturais". É como se houvesse uma inquietação constante pelo sobrenatural. E também parece que quanto mais alvoroçados e barulhentos são mais Deus possuem dentro de si. Não achei isso na bíblia. Os dons sobrenaturais existem na bíblia, mas são dons de verdade, e não "revelações", "línguas estranhas" e alvoroços barulhentos. Por isso resolvi buscar uma igreja tradicional.
Na igreja tradicional consegui permanecer, já fazem 10 anos que sou um protestante tradicional. Estou muito feliz na minha atual igreja batista. O amor fraterno e a coerência é muito maior aqui do que no catolicismo ou no pentecostalismo.
Entretanto acompanho à distância, muito interessado, o judaísmo messiânico, que me parece de fato o que mais se assemelha com a bíblia, afinal a bíblia é um livro judaico sobre judeus e sobre judaísmo 100%. O Cristianismo veio bem depois do relato bíblico do Antigo e do Novo Testamentos. Talvez, se Deus me permitir, um dia terei alguma convivência mais assídua em alguma congregação judaico-messiânica. É meu grande sonho!
Porque mais importante que ser o melhor é estar em aperfeiçoamento constante.
Total Pageviews
Sunday, October 7, 2018
Thursday, October 4, 2018
Porque um convertido é mais sensível ao mal do que o não convertido?
A pessoa que nasce de novo através da ação do Espírito Santo na conversão à Cristo passa a experimentar lugares mais elevados de paz, alegria, felicidade, equilíbrio e harmonia internos.
Quando uma pessoa que já nasceu de novo se afasta de Deus ela passa a substituir esses lugares internos elevados pela satisfação de paixões naturais, algo que gera muito prazer inicialmente.
No longo prazo essa pessoa começará instintivamente a buscar aqueles lugares anteriores de paz e alegria tão aconchegantes, porém sem consciência do que está fazendo, a pessoa tenderá a se meter cada vez mais na satisfação dos desejos e paixões naturais.
Como é impossível retornar àqueles lugares de paz interior sem um legítimo retorno à Deus, esse sujeito tenderá à perdição, desespero, aflição, angústia e muitos tipos diferentes de sofrimentos internos pois além de sair do lugar de paz que um dia alcançou, poluiu mais ainda sua alma nas paixões naturais.
O indivíduo que nunca nasceu de novo não percebe essas coisas. Pois como não nasceu de novo da água e do Espírito não experimentou uma elevação em seu estado espiritual. Continua sendo um indivíduo que não é capaz de resistir aos seus impulsos e paixões naturais porém isso não lhe soa tão danoso como seria à alguém convertido.
O indivíduo não convertido é capaz de se envolver nas piores e mais poluídas ações demoníacas e pecaminosas sem que isso lhe traga um mal relevante como seria se fosse um convertido a praticar os mesmos atos mórbidos.
Subscribe to:
Posts (Atom)