Existem pelo menos três vertentes cristãs que assumem unicamente para si a salvação. São elas, o catolicismo, o adventismo e o mormonismo.
Talvez você se assuste com o termo catolicismo, afinal existem várias iniciativas ecumênicas do catolicismo. Porém para todo aquele que deixa de ser leigo dentro do catolicismo e passa a se aprofundar nos ensinamentos doutrinários dessa vertente cristã, é comum observar a certeza de que só serão salvos os católicos. De acordo com o Magistério da Igreja Católica, só os católicos serão salvos e os outros que tentam servir a Jesus fora do catolicismo são todos hereges desviados.
A igreja adventista também ensina algo parecido. De acordo com a doutrina adventista baseada principalmente nos escritos de sua fundadora Ellen G. White apenas as igrejas que guardam o sábado e seguem seus ensinos serão salvas. De acordo com a escritora todas as igrejas que não guardam o sábado são igrejas apostatadas que na verdade pertencem a um plano diabólico de enganar as nações conduzindo-as ao inferno.
Os mórmons nem se consideram cristãos. Eles dizem que são a continuação da igreja de Jesus Cristo que havia se perdido antes da formação do catolicismo e que agora nos últimos tempos ressurgiu para cumprir os desígnios divinos e salvar a humanidade perdida e desorientada.
Será mesmo que existe algo como uma exclusividade da fé e da salvação?
Acredito que não. Mas se houver, então certamente não diz respeito a nenhuma vertente cristã.
Tanto Jesus como seus apóstolos foram sempre judeus piedosos até o fim da vida. Não existe na mensagem de Cristo uma renúncia ou negação ao judaísmo. Jesus e seus apóstolos foram todos judeus praticantes até o fim de suas vidas na Terra.
O Cristianismo só surgiu séculos depois que a igreja de Cristo foi expulsa de dentro do judaísmo pelas autoridades judaicas na segunda metade do primeiro século d.C. Antes dessa expulsão a igreja de Cristo permaneceu pelo menos por uns 30 ou 40 anos fielmente ao judaísmo de Moisés e dos rabinos sob uma ótica revelada por Jesus e seus apóstolos.
Por tanto se existe alguma religião que possui exclusividade na salvação que se baseia em Jesus, só pode ser alguma forma de judaísmo, pois em toda bíblia só existe judaísmo tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.
Depois de quase três séculos marginalizados fora do judaísmo os discípulos de Cristo foram se organizando até formarem uma nova religião de fato, o catolicismo. O problema é que nesse processo lento de formação, muito do que havia no ensino de Jesus e dos apóstolos foi perdido ou contradito pelos novos responsáveis pela fé em Jesus fora do judaísmo.
A Reforma Protestante significou uma tentativa de retorno pleno à doutrina dos apóstolos, mergulhando na bíblia e praticando-á de uma forma mais próxima do judaísmo.
Porém só nos dias atuais ressurgiu algo realmente semelhante ao que temos no Novo Testamento, os judeus-messiânicos. Graças à Deus estes não arrogam para si a exclusividade da salvação, bem como todo o bloco tradicional protestante.
Sem dúvida não há monopólio da fé e da salvação nem por católicos ou adventistas, mórmons ou judeus messiânicos. A salvação pertence a todo aquele que crê em Jesus e busca obedecer-lo com sinceridade e que perseverar em seus ensinamentos até o fim.
No comments:
Post a Comment