Friday, November 11, 2016

O Catolicismo É A Primeira Igreja De Cristo? A Tradição Católica Está De Acordo Com Os Princípios do Cristianismo Bíblico?

Existem dois argumentos católicos que eu gostaria de questionar neste texto.Um é o argumento muito comum e se pauta pelo tempo, e o católico afirma orgulhoso: "A igreja católica é a primeira igreja de Cristo." O segundo é o argumento em que o catolicismo afirma que não se deve interpretar a bíblia sem o auxílio do conhecimento da tradição da igreja.

Não quero aqui questionar se a igreja católica é uma igreja que conduz ou não à Vida Eterna, eu sinceramente acredito que só Deus tem essa resposta e isso serve para qualquer vertente, ramificação ou denominação cristã. Apenas o que podemos fazer é dar nosso melhor em serviço ao Eterno, a sentença final só Ele saberá.

Eu gostaria de deixar bem claro que a igreja de Cristo, como a igreja que está descrita no livro de atos dos apóstolos, era uma igreja 100% judaica. Como está escrito na bíblia, nenhum judeu convertido a Deus através de Jesus ou dos discípulos deixava de ser judeu. Isso não faz sentido para o judaísmo, pois as profecias do "Antigo Testamento" falavam a respeito da própria religião bíblica de seu tempo, o judaísmo, e o messias seria justamente da raiz de Davi, um judeu nato para realizar uma obra importante para toda a humanidade, mas essa obra era completamente vinculada ao judaísmo.

Tendo dito isso, podemos comprovar claramente pela bíblia e outras fontes que se trata de argumento verdadeiro. Aqui entramos em outro ponto do argumento católico. Depois que nós afirmamos o que acabei de afirmar, o católico mais devoto responderia: "Mas você está interpretando a bíblia com seus próprios olhos. Isso não deve ser feito assim, é preciso consultar a tradição da igreja católica para interpretar corretamente as escrituras." Será isso mesmo verdade?

Não sei dizer em que momento da história o catolicismo incluiu em seus serviços o costume de fazer preces, rezas e orações à pessoas mortas, os santos.

Se é para olhar pela tradição da igreja, então voltemos mais no passado passando do ponto onde o catolicismo surgiu e vamos dar de cara com o judaísmo novamente. Entretanto no judaísmo não há o costume de se fazer rezas, preces e orações a pessoas mortas, nem mesmo à Moisés, que é considerado pelo judaísmo tradicional como o maior dos profetas. Alguém aí já ouviu falar em São Moisés?

Pois bem, o catolicismo representa uma parte do cristianismo que surgiu de dentro do judaísmo. Com o passar do tempo os judeus crentes em Jesus se tornaram em menor número em comparação com os não judeus crentes. Isso levou lentamente à uma desjudaização da fé cristã e desviou o Caminho que era proficuamente judaico para vertentes e versões cada vez menos judaicas até mesmo chegando a ser anti-semita.

Se é para consultar a tradição da igreja, então é melhor voltar no tempo e analisar bem o que está escrito na Torá Oral que também foi dada por Deus a Moisés, mas que só foi escrita em livros a partir do século III ou IV da era comum.

O catolicismo não é a primeira igreja de Cristo, e sua tradição tem muitos pontos que não batem com a tradição bíblica judaica inicial do cristianismo.

Quer continuar acreditando nisso? Não aconselho. Mas cada um dará conta de si mesmo à Deus Naquele Grande Dia.

Shalom!

No comments:

Post a Comment