Sunday, September 11, 2016

Quem Inventou o Cristianismo?

Deus criou a Universo. Deus criou a Terra. Deus criou a humanidade. Deus chamou dentro da humanidade um povo para chamar de seu e através do qual viria seu Filho para redimir todos que nele confiassem. Esse povo é o povo judeu e esse filho é Yeshua, Jesus. Deus cumpriu sua promessa ao Judaísmo enviando Jesus.

Durante os primeiros anos os seguidores de Jesus eram tidos como mais uma ala do judaísmo, eram chamados como os do caminho e nazarenos. Antes deles haviam os zelotes, farizeus, saduceus e essênios. Os seguidores de cristo formaram uma quinta vertente de adoração e seguimento da religião judaica, agora acrescida da fé em Cristo.

Ora, pois, a criação do Cristianismo é algo alheio ao Judaísmo, como atribuir isso a Jesus se o mesmo veio para cumprir promessas de uma religião já estabelecida?

No livro de Atos dos Apóstolos nos vemos claramente os apóstolos incentivando que os novos convertidos não judeus, cultuassem nas sinagogas junto aos outros judeus.(Atos 15:20,21)

No início da igreja de Jesus, só haviam judeus. E quando Deus mostrou que era para haverem não judeus também, isso deu o maior reboliço nos meios apostólicos que não recomendaram que os não judeus praticassem toda a Lei de Moisés assim como eles os próprios apóstolos faziam. Outrossim recomendaram-lhes apenas que se abstivessem das adorações pagãs aos ídolos pagãos, de fornicação, de comer sangue e de assassinato (Atos 15:20). Quanto ao resto da Lei fora dito aos não judeus que procurassem uma sinagoga e que aprendessem e praticassem como desejassem (Atos 15:21).

O próprio Senhor Jesus em vida ensinou seus discípulos a guardar a Lei de Moisés, inclusive ouvindo os mestres da época:

"Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos,
Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus.
Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não pro cedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;"
Mateus 23:1-3

Portanto a igreja de Jesus desde o início esteve absolutamente conectada ao Judaísmo. O problema com os judeus começou quando as outras ramificações judaicas decidiram proibir os seguidores de Jesus de frequentarem as sinagogas. A partir daí os elemento judeu foi-se perdendo com o tempo juntamente com o amor e o zelo pela obediência aos mandamentos.

Após esse período o termo Cristianismo veio a surgir em meio aos concílios romanos e não judaicos. É muito difícil dizer quem trouxe essa novidade. Sabe-se que à partir dela quebrou-se de vez os vínculos judaicos auto-estabelecendo-se como uma religião autônoma.

Quem inventou o Cristianismo, eu não sei dizer. Mas quem inventou o Judaísmo eu sei, foi Deus, através dos eventos descritos nos cinco primeiros livros da bíblia sagrada.

Para terminar, mais uma citação do mestre Jesus conectando totalmente a fé de seus discípulos à obediência aos mandamentos hebraicos:

"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.
Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus."
Mateus 5:17-19



No comments:

Post a Comment