Tuesday, August 30, 2016

O Ímpio e o Justo

O ímpio tem muito ímpeto pelo dinheiro, o justo, mesmo pobre, não possui o mesmo ímpeto. Tendo isto em vista o ímpio passa a vida inteira trabalhando mais que o justo e o considera preguiçoso por isso. Entretanto, no dia do acerto final, o ímpio compreende com grande frustração que jogou sua vida fora e que viveu um vazio infeliz. Já o justo, sempre feliz, se alegra com Deus e os seus pois amealhou durante toda a vida méritos valiosos, colocando Deus antes mesmo do labor com o qual sobrevivia pois confiava no seu Criador.


Friday, August 12, 2016

A Ilegitimidade do papado e dos líderes solteiros nas igrejas cristãs

Setenta por cento dos seguidores de Jesus no mundo são católicos, segundo a maioria das pesquisas respeitáveis. Eu fico lendo na bíblia alguns textos que destroçam por completo vários dogmas católicos e eu fico me perguntando que tipo de malabarismo intelectual ou de sacada genial pode salvar o catolicismo do redondo fracasso frente aos trinta por cento restantes do cristianismo que vêm crescendo basicamente através de uma interpretação pura em simples contextualizada do texto bíblico principalmente.

Gostaria de tratar um termo em especial neste texto, a ordenação de sacerdotes.

O texto bíblico enfatiza que os sacerdotes, a partir do presbitério, todos, devem ser casados e bons pais de filhos ajustados e descentes dentro de suas condições de saúde e nascimento. Eis o texto:

 É preciso que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher, e tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão. Tito 1:6

Este simples texto sagrado, interpretado diretamente em qualquer tradução das Sagradas Escrituras atesta logicamente que o líder de uma igreja de discípulos de Jesus não pode ser solteiro. Isso acaba com a legitimidade do papado e de qualquer padre, solteiro em geral, em qualquer igreja que seja liderada por mesmo. 

Como um católico piedoso interpreta esse dilema?

Os ateus e o dilema de Pascal.

Uma pessoa que se define como agnóstico é até mesmo respeitável, pois não sabe em qual Deus crer mas assume que existe algum tipo "Força Sobrenatural" que pode ser considerada como Deus. Acho isso respeitável.
Discordo apenas dos que se consideram ateus. Aqueles que atestam que não existe "Força Sobrenatural" de forma alguma.
Essa postura, quando sincera, é absolutamente arrogante, presunçosa e imprudente. Facilmente descartável em termos de raciocínio lógico.
Alguém se lembra da dúvida de Pascal?
Pois bem, se Deus não existe, então não importa se alguém crê ou não Nele, a morte será o perpétuo fim. Mas, se Deus existe, então corre-se um sério risco ao tentar torná-lo vão, difamá-lo e desrespeitá-lo cada vez que alguém se afirma como ateu.
Correr esse risco é no mínimo imprudente.

Oração e devoção.

Muita oração com pouca devoção é pior do que pouca oração com muita devoção.

Porque bondade e não respeito.

Eu prefiro o termo bondade ao termo respeito, pois eu trato com muita bondade diversas pessoas a quem não respeito ou admiro.

Os missionários e o desenvolvimento

Eu vejo as mais diferentes vertentes e denominações religiosas enviando missionários a todas as partes do Globo e eu fico emocionado, louvo a Deus e congratulo. Mas tem algo que eu gostaria de dizer.
Eu não quero simplesmente que todo o Globo conheça a Jesus. Eu quero ver todo o Globo publicando suas preferencias nas redes sociais. Eu quero ver a prosperidade enchendo todos esses povos com bens e serviços que apenas uma democracia capitalista que preserva e apóia o livre mercado é capaz de fornecer com qualidade em escala total.
Mas esse é um esforço que depende muito mais dos setores diplomáticos das democracias capitalistas desenvolvidas do que de missionários, infelizmente!