Tuesday, August 22, 2017

O Processo Histórico da Formação dos Estados

No princípio criou Deus Adão e Eva no jardim na região da Mesopotâmia entre os rios Tigre e Eufrates, o famoso Eden. Provavelmente eles deram origem aos Sumérios que e além deles outros povos se estabeleceram ao redor do mundo com o passar do tempo.
Esses povos se aperfeiçoaram em diversos conhecimentos e começaram a surgir por diversos motivos diferentes elites naturais, determinadas famílias ou grupos de indivíduos ascendiam em status, poder, fama e aceitação diante do resto de sua sociedade, esse padrão se repetiu constantemente em todos os povos.
Esses nobres eram considerados sábios e inteligentes, por isso os demais membros de sua sociedade, de bom grado, submetiam seus litígios e questões conflitantes para serem julgadas e seu veredito era respeitado por todos.
Até que em algum povo determinado, não sei qual, um dos nobres resolveu propor o absurdo de ser o responsável por todos os litígios e questões judiciais em troca de uma "contribuição voluntária de cada cidadão do seu país", o imposto. Surgiu o primeiro rei e com ele o primeiro estado.
Infelizmente todo o resto da humanidade resolveu seguir esse caminho.
No início o estado era apenas responsável pela justiça e proteção da propriedade e integridade de seus súditos. Mas hoje em dia, milênios depois o estado gostou em demasia de amealhar um pouco de cada cidadão para oferecer serviços e produtos de justiça, proteção, educação, previdência, petróleo, energia, enfim, um monte de coisas que podem e devem ser geridas pelo cidadão e a iniciativa privada.


Sunday, August 20, 2017

A Maior Falha de Mercado Que Existe É o Estado, Mas o Mercado Como Sempre Nos Salvará Desse Problema

Para todas as falhas de mercado existentes a melhor solução é sempre permitir que o próprio mercado desenvolva seus anticorpos, novas tecnologias e idéias e o estado, muito longe de ser uma solução para os nossos problemas é apenas mais uma falha de mercado. No processo histórico do desenvolvimento das nações essa falha de mercado foi admitida e severamente proliferada. Mas, como sempre, o mercado já percebeu essa falha e prontamente se colocou a serviço de consertá-la, não é algo simples, nunca é, mas já existem o bitcoins, a Liberland, os experimentos com as Zedes em Honduras, experiências em cidades americanas enfim, ninguém precisa esperar por uma solução do estado para ele mesmo, como sempre o fantástico mercado de livres interações voluntárias entre indivíduos e organizações privadas solucionará essa milenar falha de mercado.